SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISTRITO SANITÁRIO SUL
ALERTA CONTRA A DENGUE
VOLTA AS AULAS !
Passou o Natal e chegou o Ano Novo. As férias estão acabando, retornamos ao trabalho retomando os cuidados permanentes e diários com a prevenção a Dengue, lembrando que o mosquito não tirou férias.
Em Goiânia, foram notificados 16179 casos até 24/12/2011. A situação tende a se agravar no período chuvoso e a confirmação da introdução da dengue IV que é uma evidência de extrema gravidade, pois aumenta, consideravelmente, a vulnerabilidade para o surgimento de uma nova epidemia, tendo em vista que a população ainda não possui nenhum tipo de imunidade contra este novo sorotipo.
Portanto, a vitória sobre a Dengue pede aos cidadãos e cidadãs atitudes proativas, algo que vai muito além do processo de se aguardar soluções encomendadas pelo Poder Público. É humanamente impossível vencer a Dengue sem união, sensibilidade e educação por parte de todos (as). Milhares de agentes de saúde e endemias podem entrar em campo, visitar escolas e casas... mas, a manutenção da habitabilidade e conforto de nossos lares e local de trabalho depende fundamentalmente de nós. Temos que nos comprometer em defender, preservar, promover e celebrar a vida, com saúde em abundancia para todos e todas.
Desta forma, este cuidado está em nossas mãos! As medidas recomendadas devem agora ser redobradas e colocadas em prática!
Em relação a Dengue, a prevenção é, no momento, a única e a melhor arma que temos. A melhor forma de prevenir, de se evitar a Dengue, é acondicionar e destinar corretamente o lixo, cultivar a higiene e o respeito ao meio ambiente, limpar locais que podem acumular água, locais propícios para a procriação do mosquito. Seguindo estas diretrizes estabeleceremos índices de saúde, e não de doença.
Vamos então nos comprometer incluindo na nossa rotina o check-up diário da nossa casa, da escola de nossos filhos, do nosso local de trabalho e outros... lembrando que na nossa região os maiores focos de criadouros de mosquito da Dengue são:
• Reservatórios de água (baldes, tambores, latas, garrafas pet/vidro...);
• Ralos, canaletas e caixas de passagem de água;
• Plantas aquáticas, bromélias, ocos de arvores;
• Piscinas, fontes e cascatas;
• Vasos sanitários, caixas d’água (sem tampa, quebrada ou mal colocada), fosso de elevador, imóveis abandonados/fechados;
• Bebedouros de animais, sacolas, sacos de lixo, caixas (isopor, papelão) e entulhos (lotes baldios);
• Calhas de chuva, pneus, brinquedos, sucatas e demais objetos que acumulem água.
Comitê de Prevenção à Dengue
Distrito Sanitário Sul
0800 646 1520