Disse Jesus:"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". (Mateus 11:28).

30/01/2014

Pastor- Missiólogo denuncia o declínio Missionário do Brasil

Lawrence Máximo é seu nome. Carioca de nascimento e anônimo para a grande maioria, tornou-se um grande crítico da forma como o Brasil tem feito missões. Ele mesmo, um missionário, conheceu de perto as agruras e o sofrimento por que passam dezenas de jovens obreiros ao redor do mundo.Em recente entrevista, Máximo explica porque o Brasil nunca será o gigante missionário profetizado nos anos 90. Será que a Igreja pode reverter este quadro? E o mais importante: será que há interesse pela Igreja Brasileira em mudar suas prioridades e investir na Missão?
Leia a entrevista completa e conheça um pouco mais dos bastidores da atuação missionária brasileira dentro e fora do Brasil.
1) Como se deu sua conversão e chamado missionário?
Na verdade sou um milagre vivo desde o nascimento. Fiquei entre a vida e a morte, sofri 6 cirurgias (sendo uma delas por causa de um câncer) durante minha juventude. Minha primeira experiência no mundo espiritual foi aos 8 anos. Quando tinha 9 anos, porém, minha família descobriu que eu era portador de uma doença incurável. Fiquei 4 anos sem andar, com tratamentos rígidos como por exemplo, controle da doença combenzetacil quinzenalmente. Essa doença atacou meu sistema neurológico, toda minha estrutura óssea e destruiu a válvula do meu coração (necessitaria de um transplante). Nesse período já lia muito a Bíblia e tive experiências (sonhos e visões) com Cristo. Um domingo pela manhã minha mãe me levou para pegar sol no portão de casa, quando uma vizinha passou e falou comigo: Você crê que Jesus possa te curar hoje? Eu respondi: Sim, eu leio sobre Ele na Bíblia! Então, ela me convidou para o culto de sua igreja. Meu irmão mais velho me levou naquela noite na igrejinha do bairro, onde algo sobrenatural mudaria minha história.
Sentei no último banco, devido à necessidade de meu irmão me carregar no colo. O pastor começou a pregar o sermão, quando de repente ele parou e disse que Deus tinha revelado algo para ele:Deus me mostrou que aqui nessa noite tem um mancebo com uma enfermidade de morte, porém, Ele te trouxe aqui por que te ama muito, te escolheu desde o ventre de sua mãe, como embaixador do Evangelho de Jesus Cristo, Ele vai te levar para várias nações, até os confins dessa terra!Perguntou: Cadê você, onde você está? Estava no último banco da igrejinha, algo sobrenatural me colocou de pé sem ajuda de ninguém, fui conduzido pelos obreiros até o púlpito onde o pastor junto com a igreja orou. Naquele momento aconteceu um tríplice milagre em minha vida: Deus me curou, recebi meu chamado e confessei a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da minha vida!
2) Há quanto tempo você atua na área de Missões Transculturais? 
Em que países/projetos trabalhou? Venho atuando em missões há mais de 10 anos. Atualmente trabalho no preparo e capacitação no envio de obreiros e missionários. Trabalhei em projetos no Brasil e América Latina (um continente tão esquecido, rejeitado e desfavorecido pela igreja brasileira). No Brasil, um dos últimos projetos com tribos indígenas no Pará. Ali ofereceram-me igrejas para pastorear, porém, ví que a corrupção na denominação era muito grande e não aceitei. Na América Latina trabalho em parceria com uma organização missionária do Uruguai, no preparo e capacitação de missionários. Fundei em 2008 um projeto na Patagônia (Argentina) com jovens de famílias carentes que existe até hoje. Tudo começou através de uma família nativa e assim surgiu no mesmo ano a organização que presido. Atualmente, com propostas (projetos) do exterior, Deus me direcionou ficar no Brasil esse ano, dedicando-me ao magistério, onde tenho trabalhado na capacitação e preparo de obreiros e atuando na Missão Integral.
3) Você se tornou um grande crítico à maneira brasileira de fazer missões. A que se deve isto? Claro, apenas vou citar o que considero o maior erro desse factóide missionário brasileiro: a falta de Amor! Como podemos fazer missões com primazia faltando o maior dom? Paulo, o maior missionária que essa terra recebeu, nos ensinou a supremacia do Amor: “E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria” (I Coríntios 13:3).
Existe como que uma disputa acirrada entre a maioria das personagens de missões no Brasil. Somos uma decepção na obra missionária, no envio e na falta de preparo adequado. É um absurdo, enviávamos mais nos anos 80, do que em pleno século XXI, onde temos uma igreja rica, grande, com mídia, internet e globalização. Não temos nem cinco mil missionários transculturais, e desses, apenas 10% trabalham em países não evangelizados. Ainda existem aqueles que estão surgindo nessa cúpula, com os corações cheios de ambições, querendo usar seja quem for para subir os degraus da exaltação, desejosos por fama, reconhecimento, e interesses próprios. Infelizmente conheço vários assim!
Escrevi um artigo em 2010 intitulado “O Sínodo da Igreja Brasileira” em meu Blog, onde recebi centenas de E-mails do Brasil e exterior. Trato tanto da corrupção e do mercantilismo evangelical no Brasil, quanto às pretensões de algumas agências missionárias.
“Instituições que se dizem missionárias no Brasil, com as mesmas pretensões com as mesmas caras, tentando atribuir uma falsa solução para tais problemas, com seus espúrios e cargos que mais parecem vitalícios, seus próprios interesses egocêntricos, com um ingrediente enlatado de uma América Babilônica. Uma igreja tão nova e tão suja, tão corrupta com suas imoralidades que plagiaram de Roma. Isso é para esses tais do nosso Salve, Salve Brasil”.
“E por avareza farão de vós negócio…” (II Pedro 2:3).
4) Quais são os países que mais enviam missionários no mundo? 
EUA, Alemanha, Canadá, Reino Unido, estão entre os primeiros. A Ásia tem surgido nesses últimos tempos, como Coréia do Sul, China e curiosamente Índia.
5) Fale sobre sua organização e suas expectativas quanto a sua atuação no Brasil?
 É um Centro de Apoio para Missão e Evangelismo, onde fazemos trabalhos, projetos, nos âmbitos das Missões Transculturais e Integral. Como professor, tenho dedicado todo meu trabalho e esforço na docência, no qual existe uma carência absurda no Brasil, onde tenho feito parcerias e prestado serviços para seminários, igrejas e instituições. Estamos vivenciando uma crise na igreja brasileira pela prostituição do Evangelho.
6) Qual seria sua sugestão para aprimorar o sistema de envio e preparo do obreiro? 
Como falei, existe uma falta de preparo, as consequências estão diante de nossos olhos, muito mais decepções do que resultados positivos. Logísticas estamos cheios, mais os resultados são precários. Vejo um antagonismo em algumas agências missionárias, querendo passar a frente (ou lugar) da igreja local, usando os candidatos enviados por suas igrejas que estudam em suas instalações, e depois de formados usam e usurpam os mesmos para prestarem serviços para eles. São impedidos para saírem para o campo, ainda sendo sustentados por suas igrejas. Vejo juntas de missões denominacionais individualistas e egocêntricas, fechadas e com problemas sérios com seus missionários, tenho amigos que deixaram as mesmas em pleno campo missionário, devido o autocontrole exacerbado, com seus interesses inverossímeis em resultados para benefícios próprios.
Existe uma pergunta dentro de mim que faço todos os dias, como eles conseguem esse déficit tão lamentável e estarrecedor com tudo em mãos? E, minha responda mais cabível seria, que Deus Adonai levante novos trabalhadores para sua seara, pessoas comprometidas com a verdade, sem se importarem com seus nomes e sobrenomes ou títulos, com preparo sério e adequado. Amém!
7) Você tem alguns livros publicados? Como podem ser adquiridos?
Tenho cinco livros escritos, porém, apenas um publicado (editora independente), esse se chama “O Único Caminho que Conduz a Vida Eterna”, onde surgiu de uma experiência que passei na Argentina, quando evangelizei um taxista. É uma obra evangelística que falo sobre as sete verdades da salvação. Quem quiser adquirir entre em contato conosco.

8) Na sua opinião, o Brasil ainda será o “Celeiro de Missões Mundiais” como profetizado?
Pela lógica não. A igreja é o reflexo de seus pastores. O Caio Fábio falou algo muito interessante, quando um desses pastores midiáticos da prosperidade (para mim um dos piores charlatões e mercantilista do Evangelho em nosso país) concedeu uma entrevista no SBT, gerando muita polêmica. Caio disse: O povo brasileiro tem os pastores que merece! Para mim é uma veracidade muito contundente e real.
Bom, Deus providenciou um basta no ciclo vicioso do povo de Israel, por conta de suas prostituições e idolatrias. Vejamos algo contemporâneo como os EUA, quando achavam que seria a bola da vez, a única ferramenta na terra cabível pronta para Deus.
Porém, glorifico a Deus porque ainda tem muita gente boa em nosso país, que estão nos bastidores, temos missionários que nunca passaram pelo crivo de agências missionárias e foram enviados diretamente pela igreja local, como por exemplo, uma amiga, que realiza um trabalho maravilhoso (seis anos) em um país africano (muçulmano) em conflito, atuando com crianças na missão integral. Deus vai levantar esses que não se importam com seus nomes e reconhecimentos, creio que em breve teremos surpresas no âmbito missional no Brasil. Em toda história da salvação, Deus sempre usou a minoria para cumprir seu plano na terra, pois sua Glória não divide com ninguém!
Fonte: Gospel Mais

Horário na Terra

Saiba o horário na região em que os missionários estão