Disse Jesus:"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". (Mateus 11:28).

02/09/2015

Evangelho impacta Aldeia Xerente em Tocantínia e dezenas de indígenas são batizados



O batismo foi realizado nas águas do Rio Tocantins com a presença das famílias dos batizados, de líderes indígenas da Aldeia Salto, também dos pastores e missionários batistas em Tocantínia e liderança da Convenção Batista do Tocantins

Na manhã do dia 29 de agosto, 43 índios Xerente desceram às águas no batismo demonstrando a sua confissão de fé em Jesus Cristo como salvador das suas vidas.

O batismo aconteceu na Aldeia Salto no município de Tocantínia-TO, que é acompanhada pelo missionário pastor Rinaldo de Mattos e sua esposa Gudrun de Mattos. A maioria são de jovens assumindo um compromisso com Jesus Cristo, que segundo o pastor Rinaldo começaram a ouvir o Evangelho quando ainda eram crianças. “Armando e Betania Xerente, ganharam vários deles, que agora como jovens estão sendo batizados, além de Valci Xerente, que realiza cultos com os jovens todo sábado”, explica o pastor Rinaldo. Mas no meio dos jovens também foi batizado um ansião, o índio Pedro Xerente, que é pai de um dos dirigentes na aldeia, o Silvino Xerente.

Segundo o pastor Rinaldo, esta festa do batismo tem ainda um maior significado por os novos crentes serem frutos do trabalho dos próprios indígenas. “Esse batismo é importante em muitos aspectos, um deles é que os novos batizados são frutos diretos dos nossos discípulos, eles é quem ganharam esses jovens para Cristo. Vale a pena fazer discípulos que fazem discípulos”, informa pastor Rinaldo.

O discipulado vem sendo realizado pelos índios de casa em casa e também por meio da dança, teatro e celebrações. “A obra indígena tem o seu preço, e às vezes o preço é o tempo e muita gente não quer gastar todo aquele tempo, mas vale a pena. Com até 30 anos de missão tínhamos um crente aqui, um crente lá e nenhum sinal de igreja, e foi depois desses 30 anos de ministério para frente que começaram a aparecer os frutos, mas também apareceram como sementes jogadas em terra boa”, declara pastor Rinaldo.

O batismo foi realizado nas águas do Rio Tocantins com a presença das famílias dos batizandos, de líderes indígenas da Aldeia Salto, também dos pastores e missionários batistas em Tocantínia e liderança da Convenção Batista do Tocantins.

Culto de Batismo

A celebração do batismo começou com um Culto em Gratidão à Deus pelo trabalho realizado dentro da Aldeia e que tem sido desenvolvido pelos próprios índios. O culto foi conduzido na língua Xerente e foram entoados hinos de louvor pelos 43 novos batizados e cantadas composições inéditas criadas por ministros de louvor.

A palavra foi ministrada pelo pastor Guenter Carlos Krieger e logo após toda a Aldeia e os batizados desceram à beira do Rio Tocantins para celebrarem os batismos, que foram conduzidos e realizados pelos líderes e dirigentes indígenas.

Para o dirigente indígena Pedro Xerente, é uma alegria realizar esse batismo. “Nós como líderes ficamos felizes em ver os nossos irmãos, em Cristo agora, e que foram evangelizados por nós, seguindo os ensinamentos de Jesus e o primeiro deles foi o batismo. Nunca aconteceu antes de batizarmos essa quantidade de pessoas, mas Deus já havia marcado esta data, que hoje está acontecendo, e de agora para frente vamos ajudar esses jovens a serem futuros líderes para ganharmos o nosso povo para Cristo”, declarou Pedro Xerente.

“Os índios estão fazendo muitas vigílias noturnas com a iniciativa de impedir que o novos crentes participem de festas regadas por bebidas alcoólicas, que acarreta com muitas brigas e até mesmo com mortes. Depois da vigília, eles passam o dia fazendo cultos nas casas copiando o modelo das festas de folia e com isso já são vistos os frutos com a conversão de vidas por meio da iniciativa genuinamente indígena”. Com Batistas do Tocantins.


Fonte:JM Notícias 
Pastor Rinaldo juntamente com a Igreja em Tocantínia momento antes do batismo. Foto:Divulgação/BatistaTocantins

Horário na Terra

Saiba o horário na região em que os missionários estão